O factor principal e importante que está na durabilidade da madeira tem tudo a ver com o seu processo de secagem, que deve ser feito em condições ambientais ao céu aberto.
A secagem da madeira, em condições ambientais, oferece boas características e grande durabilidade há madeira, o tempo de secagem correcto ao ar livre, pode variar de um ano até oito anos dependendo das qualidades e espessuras utilizadas.
Madeiras com 2 cm espessura "um ano" com 4 cm - 5 cm "dois anos" com 8 cm - 9 cm "quato anos" com 16 cm 18 cm "oito anos" de secagem em condições ambientais.
A forma correcta de colocar a madeira ao ar livre para secagem é empilhar umas sobre as outras, deixando espaços intervalados com o minímo de 3cm, de modo a que o ar circule por todas as faces das pranchas de madeira.
As madeiras para serem bem trabalhadas e aplicadas em obras, de forma a manterem um comportamento estável, não devem ter mais que 10% até 15% de humidade.
Existem tratamentos para combate dos fungos e bactérias destruidoras das madeiras, mas de tudo os mesmos só deverão ser aplicados para determinadas regiões como casas que são construídas em contacto directo com o solo “sobre estacas” que estão em contacto permanente com a humidade, em regiões térmicas, vulcânicas devidos a propagação de gases e bactéria.
O CCA`S auto clave conhecido por “Arseniato de cobre cromado”, actualmente é um método eficaz para garantir a resistência em função da durabilidade da madeira espaço-tempo, este tratamento é efectuado em pressão auto clave, o tratamento é injectado sobre pressão em todas as fibras da madeira, quando sai do tratamento fica ao ar livre para secar, então poder ser utilizado em obra.
Sem comentários:
Enviar um comentário